ADEM #9 – A saga da CNH 1
Essa saga é em homenagem a todos vocês que têm esperança de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) o mais rápido possível quando fizerem 18 anos. Aguarde as próximas decepções!
Um jovem Digo aparece ao lado de um calendário.
Narrador: Quando completei 18 anos, já podia tirar carteira de motorista. Porém por falta de tempo, deixei pra 2009.
Jovem Digo: Quando eu fizer 19 anos, terei mais tempo e aí já era!
O Jovem Digo aparece triste.
Narrador: Mas a rotina só piorou no ano seguinte e achei melhor esperar mais um ano.
Jovem Digo: É.
O Jovem Digo aparece com raiva.
Narrador: Com 20 anos só mudei de emprego, mas não...
Jovem Digo: Chega! Esse ano eu farei minha CNH!
O Jovem Digo aparece meditando em posição de lótus.
Narrador: Meditei até julho, então nas férias da facul entrei na...
Jovem Digo: Ohm! Ohm! Ohm!
Narrador: SAGA DA CNH!
O Jovem Digo aparece decepcionado conversando com um homem.
Narrador: Eu tive muitas decepções.
Jovem Digo: Sério que não tem aula de sábado?
Homem: Sim, não tem.
Jovem Digo: Mas que mer...
Narrador: E depois de resolvido, eu tive que pagar a autoescola.
O Jovem Digo aparece na frente de um caixa eletrônico chorando e colocando dinheiro em um saco.
Narrador: Minhas férias já estavam acabando e quase chorava.
Jovem Digo: 100... 200... 300...
Narrador: Cada vez que eu tinha que esperar mais pra começar...
O Jovem Digo aparece na frente de uma mulher com uma expressão de espanto.
Narrador: Meu curso de habilitação.
Jovem Digo: Esperar quanto?!
Mulher: Duas semanas.
Narrador: E antes do começo dele, voltaram as aulas da facul.
As tirinhas e demais histórias em quadrinhos publicadas neste site foram criadas por Digo Freitas e estão disponíveis para licenciamento. Esse acordo comercial pode ser feito com editoras, jornais, produtoras, agências, sites, escolas, universidades e outras organizações. Caso tenha interesse em licenciar algum destes trabalhos, favor entrar em contato através do formulário próprio. Assim que o e-mail for recebido, o autor retornará o contato para prosseguir com a licença. Mais informações sobre licenciamento comercial e uso não-comercial das imagens, acesse a página que contém mais detalhes.
Putz estou nessa situação…
caralho mesmo…ahsauhsuahuasa
Peguei a minha semana passada, com 30 anos.
Devagar e sempre.
Estou na mesma situação, mais ou menos. Tirei carta de carro com 18, mas to tirando de moto só agora com 22. Fiz matrícula na auto-escola em janeiro, pra aproveitar férias da faculdade, mas as aulas só começavam no fim de fevereiro D:
Resumindo, se eu tiver sorte (o q não ta acontendo), terei minha carta no fim de abril, quase no começo das outras férias!!!
Dica master pra todo mundo que ler isso: tirem a carta enquanto não têm compromissos com faculdade e trabalho. Depois disso, fica quase impossível!
Puts! Eu não tirei com 18 de vagabundagem mesmo, dai o tempo foi passando, passando e agora que eu estou ‘zero time’ precisei tirar…Lá pra Agosto tiro a minha (isso se não reprovar em nada)
eu tirei com 18! em poucos meses, deu tudo certo 😀
Se foi há uns 5 anos atrás, era muuuuuuuuuuuuito mais fácil e rápido :X
Ih tirei a minha com 18 e não faz mas de 5 anos foi esse ano mesmo, e foi super rapido !
É fato que muitos jovens, não todos, querem chegar aos 18 anos e já fazerem sua Carteira Nacional de Habilitação. Mas alguns, que não estão muito preocupados com isso ou não fazem questão de sair dirigindo logo nessa idade, chegam às autoescolas meio que forçados pelos pais, estes chegando a economizar dinheiro para custear (“bancar” é o termo mais popular) a habilitação dos filhos. Comigo, e acho que com várias pessoas também, foi diferente. Aos 20 anos, saí da casa dos meus pais, passei por dificuldades financeiras, morei de aluguel durante um tempo e tive diversas despesas. Inclusive fiquei com o nome no SPC por alguns anos.
Por um medo que eu tinha e por acomodação, fiquei adiando esse projeto por vários anos da minha vida, até que hoje, aos 31 anos, estou na luta para obter a minha CNH. Meu processo se iniciou em julho de 2012. Demorou mais do que o previsto para eu fazer as aulas práticas, comecei-as só em outubro. Trabalho 8 horas diárias numa repartição pública e ainda faço faculdade, por isso ficou mais difícil, somando isso ao grande número de alunos inscritos e poucos carros disponíveis no CFC em que me matriculei.
Tentei duas provas de direção, sem sucesso. A primeira foi no dia 15/01/2013, e a segunda, dia 19/03/2013. Espero conseguir minha sonhada CNH até julho deste ano, que é quando encerra meu atual processo.
Guilherme M. – funcionário público – Porto Alegre/RS
Realmente, Guilherme, a vida não é só de alegrias, muitas vezes passamos por muitas dificuldades até conquistar as vitórias. Mas quando elas chegam, são mais prazerosas ainda!
Torço para que vá bem nessa próxima prova. Treine também com carros de amigos e escute as dicas deles. Eu consegui passar direto apenas pelos dias seguidos de treino com a minha mãe.
Boa sorte!
Ah sim, seria bom… mas dos poucos amigos que têm carro, acho que nenhum iria se dispor a me deixar treinar na sua caranga… E tenho medo, também, de ser pego por uma fiscalização de trânsito (“azulzinhos” em Porto Alegre) por estar dirigindo ainda sem carteira.