Por volta de 2007, ou seja, 10 anos atrás, um amigo me apresentou um podcast.
Nem lembro qual era o episódio, mas era um NerdCast, talvez algum de carnaval ou algo assim. Achei a ideia interessante: um programa de rádio, só que por download. Tinha acabado então de conhecer essa mídia que até hoje me apaixona. Para desenhar por horas, para lavar a louça, para correr pelo bairro, para viagens longas de carro ou de ônibus, para ocupar os ouvidos e a cabeça.
Sempre que a tarefa é mais braçal do que mental, o podcast é o canal!
O podcast surgiu quando inventaram uma forma de distribuir áudios MP3 por feeds RSS (próximo tema de artigo) e fazendo com que fosse possível que fossem lidos por um iPod, de onde veio o nome. De 2003 para cá a mídia se popularizou e espalhou globalmente, saiu dos iPods e foi para a internet inteira. Isso permitiu que pessoas gravassem e ouvissem programas sobre quaisquer assuntos que lhes interessassem e na hora que quisessem sem depender de ser algo relevante para ser reproduzido por estações de rádio.
Não segui firme no NerdCast por questão de gosto e que demorei a voltar a me interessar pelo formato. Foi quando, em 2011, alguns amigos autores de webcomics iniciaram o Café com HQ e eu comecei a ouvir o programa sempre que saía um novo episódio. Confesso que minha vontade era de entrar no meio da conversa e participar de cada uma das discussões. Em dezembro de 2012 gravei com eles a primeira vez e foi então que meu vício por ouvir e produzir podcasts ganhou mais força. Ajudei na gravação e edição do extinto WCCast, depois entrei no Café com HQ como integrante e fiquei até o fim do mesmo em 2015 e agora mais recentemente no ano passado fundamos o Strippers, todos sempre abordando temas relacionados a quadrinhos e sua produção.
Hoje não faz sentido para mim sentar na frente do computador ou prancheta para desenhar sem ouvir um podcast.
Existem dias que pedem uma música para dar clima, mas um podcast é o que me faz aproveitar aquelas horas em dobro. Principalmente porque a música é um conteúdo que você geralmente consome e esquece logo depois já que emenda uma na outra. Agora o podcast é recheado de informações do assunto que está tratando e muito possivelmente vai instigar seu subconsciente a ficar pensando no assunto por um bom tempo depois que terminar. E comigo até acontece de continuar a fazer algo que seria maçante só para terminar de ouvir o episódio!
Nós reclamamos tanto que não tem tempo de ler tudo que gostaria, não é? Por isso que eu acredito no podcast como ferramenta para aumento na eficiência do uso do nosso tempo, pois, enquanto fazemos algo braçal, podemos aprender sobre cultura, história, política…
Uma coisa posso lhes garantir: existe um podcast feito para você. Por isso, vou recomendar uma série de podcasts que eu escuto ou escutei e que vocês podem acessar, baixar e ouvir agora mesmo, separados por assunto. Os que eu colocar a palavra “arquivo” é porque não estão mais sendo atualizados, mas tem um conteúdo legal para consumir retrospectivamente.
- Quadrinhos: Confins do Universo, AoQuadrado, ArgCast, Strippers, Quadrimcast (arquivo), Café com HQ (arquivo)
- Cinema: Cinematório Café, Feito por Elas, Cinema em Cena (arquivo)
- Entretenimento: Queissoassim, Jurassicast (arquivo)
- Videogame: Pouco Pixel
- Assuntos gerais e humor: Mupoca
- Ciência e História: Scicast, Naruhodo
- Política Internacional: Xadrez Verbal
- Debates: Mamilos, Anticast, Debate de Bolso
- Storytelling: Projeto Humanos
Ufa! É muita coisa, né? Já sobre como usar, não tenho como dar um tutorial para cada aplicativo, mas para smartphones alguns dos que vocês podem instalar para ouvir podcast são esses:
- iPhone: iTunes Podcasts (padrão, já vem instalado), WeCast
- Android: Player.FM, BeyondPod
É isso, se não escutam podcast ainda e ficaram curiosos depois deste meu artigo, deem uma chance, escolham alguns e os ouça. Ou pesquise na internet “podcast sobre X” no tema que mais interessá-lo e seja feliz. Você só tem a ganhar!
E se já ouvem algum programa que não listei aqui ou conhecem algum aplicativo, comentem abaixo!
Dúvidas? Sugestões de tema para os textos? Comentem!
Até semana que vem!
PS: Já leu o texto da semana passada? Aqui o link!
Quer receber esses meus textos no seu e-mail toda semana? É só preencher o e-mail, selecionar “não sou um robô” e clicar em “assinar”!