Semanas atrás recebi um e-mail de uma editora que queria renovar a licença de uma tirinha minha que está no material didático deles. Quando fechamos o contrato em 2013, meu e-mail de contato era do site antigo (Esboçais) que não uso mais. Porém, pesquisando pelo meu nome na internet ou pelo endereço esbocais.com.br (que redireciona para digofreitas.com), conseguiram me encontrar novamente e estamos negociando a renovação da licença.
Isso me fez lembrar o quão importante é ter um formulário de contato no site. Já falei em outro post sobre a importância de ter um site próprio. Mas é claro que só criar um site não vai ajudar muito em gerar acordos e negócios se você não disponibilizar uma forma direta para que o visitante entre em contato!
Primeiro ponto a destacar aqui é que aquele seu e-mail vergonhoso da adolescência não deve ser usado pra isso. Aliás, não use qualquer e-mail infantilizado para conversar nem com visitantes nem contratantes, por favor! Evite também numerais desnecessários ou data de nascimento no e-mail, pois é uma declaração de falta de profissionalismo. Crie um e-mail com seu nome artístico para esse tipo e use-o para este fim.
[emaillocker]Existem formas de colocar os formulários que enviam o e-mail direto do seu site, como o Contact Form 7 para WordPress, que uso há muitos anos e gosto bastante, ou outros similares. Também existem geradores de formulário de contato que usam apenas algumas configurações simples e você não precisará se preocupar muito, ainda mais útil se não tem uma conta SMTP (sabe, aquele e-mail que depois do @ é o endereço do site?). Só dar uma pesquisada que você encontrará alguns.
Sobre colocar o e-mail diretamente na página, é uma opção, mas também é um risco que agregadores encontrem seu e-mail e enfiem em uma série de listas de spam. Como uso Gmail, que filtra de forma excelente esse tipo de coisa, não tenho muito medo de divulgar meu e-mail de contato, mas se o seu provedor não for tão efetivo nisso, você pode colocar apenas o formulário ou mesmo salvar o endereço em formato de imagem usando algum programa como Microsoft Paint, Gimp ou Adobe Photoshop.
Acontece também de mecanizarem o spam nestes formulários e você começar a receber e-mails de robôs. Por isso no meu site também adiciono um captcha para bloquear esse tipo de ataque.
Não seja aquele autor que só os iniciados podem contatar! E claro, responda os e-mails, por favor.
Dúvidas? Sugestões de tema para os textos? Comentem!
Até semana que vem!
PS: Já leu o texto da semana passada? Aqui o link!
Quer receber esses meus textos no seu e-mail toda semana? É só preencher o e-mail, selecionar “não sou um robô” e clicar em “assinar”!
[/emaillocker]