Eu mexo com feed RSS há meia década e nunca tinha parado e pesquisado o que raios é o significado da sigla. Descobri que é mais de uma coisa!
RSS é um conjunto de dialetos XML (Extensible Markup Language ou Linguagem de Marcação Extensível) que definem um padrão para formatação de dados como notícias, artigos, atualizações em geral. Eles saem em um arquivo de texto voltado principalmente para fornecer um feed (no sentido de alimentação, recurso), ou seja, para disponibilizar atualizações regulares destes conteúdos. Só para deixar aqui meus novos conhecimentos:
- Rich Site Summary (RSS 0.91)
- RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
- Really Simple Syndication (RSS 2.0)
Ou seja, alguém se diverte bastante inventando nomes para a mesma coisa só porque ela evoluiu um pouco. Mas vamos falar do que interessa: Qual a vantagem de se ter um bom feed RSS?
Anos atrás, antes das pessoas usarem redes sociais como filtros de notícias importantes (e hoje o que a gente mais vê lá é coisa sem importância), se usava os feeds dentro de alguma ferramenta como o Google Reader (descanse em paz) e se agregava conteúdos de dezenas de sites e blogs em uma mesma ferramenta. Isso criava uma espécie de jornal pessoal com as colunas que interessavam à pessoa que queria ler, descartando as outras. Infelizmente, assim como a barra de favoritos perde cada dia mais seu espaço no coração das pessoas, os leitores de feed também foram morrendo. Os site e softwares, não as pessoas! Afinal, se o Google deixou de apostar em algo, deve ser porque já era, não é mesmo? Não.
Primeiro porque sempre teremos os usuários mais “hardcore”. Pessoas como eu que gostam mais de usar a internet no computador e menos no celular. Somos minoria hoje em dia, eu sei, mas ainda estamos por aí e estaremos por mais algumas décadas se tudo continuar bem. Essas pessoas agradecem se você deixar o feed do seu site configurado direitinho. O plugin que recomendei anteriormente para WordPress, Yoast SEO, já faz esse trabalho pra você, mas tem um outro legal que adiciona a imagem destacada do post no XML, se chama Featured Image In Rss Feed. Para outras plataformas de publicação, é uma boa pesquisar a fundo.
[emaillocker]Agora outro motivo é porque o feed RSS é um grande aliado do e-mail quando falamos de newsletters e subscriptions. Traduzindo, são ferramentas que consomem seu feed e transformam em um e-mail regular com os novos conteúdos. Ao invés da pessoa entrar no site para ver se tem coisa nova, é avisada por e-mail. Legal, né?
Existem alguns sites que proporcionam esse serviço, mas o mais famoso sempre foi o MailChimp, que dá uma série de ferramentas gratuitas enquanto seu número de assinantes não for tão grande assim. Acho legal dar uma pesquisada sobre como funciona se você gostou da ideia, mas já adianto que é bem fácil de configurar.
A newsletter pode ser aproveitada também para se comunicar com seus leitores mais próximos, mandando mensagens personalizadas, oferecendo prêmios, sorteios, promoções, entre outras coisas. Tudo isso fortalece a relação entre produtor e consumidor, que é sempre uma ótima ação. Existem produtores de conteúdo que fazem tudo exclusivo para listas de e-mail, mas aí já entra no e-mail marketing que é uma técnica que não tenho experiência.
Ah, a minha newsletter eu disponibilizo em todos os artigos desta série, se você não percebeu, é onde peço seu e-mail ali embaixo. Que tal se inscrever e começar a receber todas as publicações do site uma vez por semana direto no seu e-mail? Garanto que vale a pena!
Dúvidas? Sugestões de tema para os textos? Comentem!
Até semana que vem!
PS: Já leu o texto da semana passada? Aqui o link!
Quer receber esses meus textos no seu e-mail toda semana? É só preencher o e-mail, selecionar “não sou um robô” e clicar em “assinar”!
[/emaillocker]