Faz uns bons anos já que conversei com o Marcelo Saravá, roteirista desta HQ, e provavelmente ele nem se lembra, porque foi um papo bem rápido no FIQ 2011. Eu já conhecia o trabalho dele na internet com as tirinhas de humor, críticas e relacionamentos apenas nos balões de excelentes diálogos, mas o meu contato com o trabalho dele se resumia a isso. Já o Marco Oliveira, aqui desenhista, é um dos artistas de webcomic que acompanho mais de perto desde muito tempo, provavelmente desde 2010. Pessoalmente fomos ter contato só no FIQ 2013 e foi um choque (no bom sentido) ver que os seus quadrinhos durões e, de certa forma, pesados que o Marco produz não fazem juz ao seu carisma e à sua personalidade descontraída.
Depois deste evento o Rafael Marçal, amigo quadrinista e colega no Café com HQ, me indicou Aos Cuidados de Rafaela, que tinha acabado de ser lançado. No FIQ sempre acabo perdendo a chance de comprar muita coisa boa por desconhecimento e preguiça de pesquisar tudo que foi lançado em cada estande (dá trabalho!), mas nesse último, como tivemos nosso próprio estande e tudo mais, as chances perdidas foram muitas e esse quadrinho acabou passando. Neste ano em Curitiba, no GibiCon, encontrei o Marco de novo e lá eu relutei a comprar pelo preço que era vendido, R$ 40,00. Enrolei o evento inteiro e acabei não levando de novo. Mas na Santos Comic Expo eu não hesitei e comprei o quanto antes, junto com o Klaus do Felipe Nunes, que vou tentar também resenhar em breve.
A história começa com a idosa dona Aurélia rejeitando uma série de cuidadoras devido à sua senilidade até que confunde uma das selecionadas pelo seu filho Nicolas com a sua falecida amiga Mirtes. Mesmo desagradando o rapaz, a senhora se apega à moça e começa então uma inversão de sentimentos em Nicolas até que o próprio se apaixona por Rafaela, uma jovem com sérios problemas de comportamento, entre outras coisas.
Comentei com a minha namorada hoje mesmo que eu gosto de ser surpreendido: quando vejo uma nova obra, meu cérebro começa a trabalhar por conta própria tentando resolver o quebra-cabeça da próxima página daquela história, e quando o resultado é exatamente ou muito próximo do que imaginei, sinto toda a empolgação que aquela mídia tinha me proporcionado até ali escorrendo das minhas mãos e quicando no chão violentamente. Mas felizmente não foi isso que aconteceu com esta HQ. Eu simplesmente não tinha ideia do que imaginar, meu cérebro se cansou de tentar descobrir o final e enfim desligou o seu dispositivo resolvedor de tramas para só curtiu a viagem sem medo. Mérito do roteiro muito bem encaixado do Saravá, que explica os personagens sem a obviedade que está ficando irritantemente comum, e da arte perfeita do Marco, que mesmo em sua representação simplificada e nada realista, diz tudo que tem que ser dito.
Seja nas cores cuidadosamente limitadas, seja na forma de distribuir balões nos quadros, seja na meta-linguística, seja na narração apenas visual, esta obra foi criada com muito cuidado. Aos Cuidados de Rafaela, com certeza, tem que passar também pelos seus cuidados, leitor. Boa viagem!
Obra: Aos Cuidados de Rafaela
Lançamento: 2014
Editora: Zarabatana Books (financiado pelo Proac/SP)
Autor(es): Marcelo Saravá (roteiro), Marco Oliveira (arte)
Nota Final: 8/10
Aqui dá para ler algumas páginas e comprar a HQ!
Confira também:
As Melhores HQs Estrangeiras Que Li em 2016
As Melhores HQs Brasileiras Que Li em 2016
As Melhores HQs que li em 2015!
