Ontem aconteceu algo estranho nos webcomics de Instagram: vários artistas publicaram a mesma tirinha! Foi então que se inicou uma guerra entre eles para saber afinal quem é que copiou a piada de quem. Uma grande TRETA. Mas a verdade é que era tudo uma grande brincadeira combinada entre os artistas!
No dia 29 de Março a artista Vi Marchetti compartilhou um link no grupo “Artists’ Alley CCXP” no Facebook. A idea era que nesse Dia da Mentira de 2019 fizéssemos uma “collab”, ou seja, trabalho em equipe, baseado no que foi feito em 2016 por vários artistas de webcomics de fora do Brasil e que teve um movimento bem divertido.
Na verdade só vi essa postagem porque o Márcio Melo republicou a ideia da Vi no nosso grupo secreto de artistas de webcomic e eu achei muito boa.
Depois de algumas conversas, a sugestão da Vi para a tirinha que todos iríamos postar venceu.
Então combinamos que, após publicar a nossa própria versão da mesma tirinha, entraríamos nos posts dos outros que postaram também e ficaríamos dizendo que o outro plagiou seu trabalho. A ideia era usar a mesma hashtag que é #tirinha1abril (teve também uma variação como #tirinha1deabril), para facilitar que nos encontrássemos.
Alguns pegaram mais leve, só sugerindo um incômodo com o suposto plágio, outros foram mais diretos e incisivos no ataque, mas todos os envolvidos estavam cientes de que era uma grande brincadeira, mas respondíamos como se não fosse para que os fãs ficassem confusos.
O Awvas foi inclusive “atacado” nas DMs por alguns fãs de outros artistas após ele ter começado a “denunciar” os plagiadores da tirinha dele no seus Instagram Stories. Olha onde chegou!
Muitos fãs sacaram a brincadeira, muitos acharam que sacaram, mas pelos comentários dos artistas “brigando” ficavam confusos. Enfim, foi bem divertido ver toda essa movimentação.
Abaixo as tirinhas publicadas até ontem e seus respectivos perfis linkados! (Se tiver algum que saiu ontem e eu não achei, me mandem nos comentários que eu adiciono)
O mais legal de tudo isso foi que os leitores e os autores circularam entre os perfis e as postagens, seguindo, curtindo, comentando. Todos interagindo e movimentando o cenário das webcomics de Instagram.
Parabéns pra Vi por ter dado a sugestão! Foi sucesso total!
E agradeço aos colegas artistas por participarem. Ano que vem, quem sabe o que a gente inventa?