A internet começou muito pequena antes de iniciar sua dominação mundial. Ela saiu de departamentos militares e institutos de pesquisa e lá atrás ela já servia como meio de comunicação e compartilhamento de informações, como ainda é hoje. O que fez da internet chegar ao ponto que está foi a interação entre pessoas em lugares distantes, trocando ideias, dando suas “dicas & truques” para outras pessoas apenas pelo prazer de compartilhar.
Por exemplo, o sistema operacional Linux, opção mais aceita contra o monopólio Microsoft, foi criado e ainda é mantido por pessoas que acreditam que todo programa de computador deveria ter seu código aberto para que todos possam se ajudar e evoluir juntos. Existem até licenças para definir que certas coisas não são propriedades particulares e podem ser utilizadas por outras em sua forma original ou como base (GNU, Apache, MIT, Creative Commons, etc).
Enfim, isso não é um texto para meu professor de redes da época da faculdade de engenharia… O ponto é: algumas pessoas gostam muito de compartilhar! E eu sou uma delas. Há um prazer envolvido em ajudar o outro, seja em tempo real ou em consequência de algum material original disponibilizado em algum lugar. Claro, existem motivações diversas que levam pessoas a fazerem canais informativos no YouTube, podcasts sobre assuntos muito específicos ou até blogs jornalísticos, mas o resultado final é o mesmo.
No meu caso, acho que é porque eu gosto de criar coisas para que depois pessoas possam consultar e se sentirem informadas ou ajudadas. Gosto de receber feedback das coisas que escrevo/falo/mostro. Gosto de tentar fazer (ao meu jeito) o mundo um lugar um pouquinho melhor. Aqui no Diário e também nos podcasts que participei (Café com HQ, Strippers) já falei muito na esperança de que um dia as informações que eu tenho possam chegar em pessoas que estão buscando por elas ou mesmo precisando sem saber. E vou continuar nessa série compartilhando, tópico por tópico, um pouco do que sei com vocês nas áreas de desenho, quadrinhos, editoração e o que mais for conveniente.
Algumas coisas que já compartilhei por aqui:
- Vários posts na Categoria de Dicas do Site
- Vamos Dar Uma Olhada no Financiamento Coletivo de Quadrinhos Brasileiros
- A Tentação do Artista Iniciante
- 10 Dicas para Webcomics
E vocês, gostam de compartilhar? Gostariam de sugerir algum tema para eu escrever? Respondam nos comentários!
PS: Não deixe de conferir o vídeo que postei na segunda-feira! Era para um congresso do ano passado e agora, finalmente, estou liberado para publicar no meu site: confira o vídeo aqui.