Um ciclo se fecha, outro se incia: é sempre assim. Em 19 de Fevereiro de 2010, quando publiquei, muito humildemente, a primeira tira do Esboçais, ainda em dúvida se ficaria mesmo com esse nome e sem saber que existia a tal coisa chamada “webcomic”, eu não tinha a mínima ideia de onde aquilo iria me levar. Eu só queria publicar alguma coisa minha, depois de tantos rabiscos que escondi ou mostrei apenas a amigos e familiares. Um pequeno passo para o início de uma jornada na grande estrada que eu aos poucos fui construindo para mim mesmo. Muitas vezes eram os meus próprios obstáculos quando eu queria a superação ou, infelizmente, quando eu achava que estava no limite e pedia inconscientemente para diminuir o ritmo.
É que vida tem uma espécie de Capitão Nascimento invisível que fica te expulsando o tempo todo das suas chances de realizar os seus maiores sonhos. Ele se materializa na preguiça, na falta de tempo, planejamento e de organização, nos imprevistos e nos desastres. Ele não dá trégua e você não deve dar ouvidos. Foi isso tudo que aprendi nesses quase três anos de Esboçais que se completariam em 2014.
Eu sempre exalto antes os problemas dos anos passados para que vocês entendam de que vitórias estou falando. Nesse novo ano trago uma boa notícia e uma ruim. Leia na ordem que preferir:
A ruim: Me dói escrever isso, de verdade… Mas o Esboçais acaba aqui. As séries que vocês que acompanhavam vão parar. O Pedreiro não mais galanteará com suas cantadas, o Mamu vai ficar perdido no tempo e separado de seus amigos e o Aventuras de Eu Mesmo não terá mais novidades. Talvez um dia eu retome essas séries, crie alguns “retcons”, não sei. As tiras sempre foram algo que gostei de fazer, mas a limitação me travava cada vez mais e o humor obrigatório me sufocava. Eu admiro aqueles que conseguem por anos fazer os mesmos projetos sem perder o gingado, mas acho que o meu bambolê já caiu e não consigo mais me encaixar no ritmo da música. Não em 2014. Então, é basicamente isso: o site continua no ar, o livro do Pedreiro continuará sendo vendido nos eventos, mas o resto ficará eternizado assim.
A boa: A boa é sempre mais fácil de falar, afinal quem não tem aquela ansiedade de chegar nos amigos e contar sua mais nova conquista? E a minha é que o DigoFreitas.com se tornou um portal, tanto de ilustração quanto de quadrinhos. Sobre a primeira parte, em breve pretendo criar uma área mais organizada para divulgar meu trabalho, mas por enquanto segue meu perfil do Behance. Já na segunda, inauguro os posts que iniciaram as 3 séries ativas de 2014 no Quadrinhos do Digo:
DISCO: Quem me acompanha sabe quem em 2013 eu também publiquei, além do Pedreiro, um outro livro feito no nanquim, em edição limitada de 100 cópias que foi vendido no FIQ. Pois decidi que esse quadrinho merecia um carinho maior, agora que tenho um ano sem FIQ para me preocupar, e então colorirei-o. Serão 16 páginas coloridas ilustrando a aventura de ZWA-RT pelos destroços do que já foi uma cidade.
Diário de Ideias Gráficas (pouco) Originais: DIGO é a outra série que estarei atualizando. Não nego a forte influência dos três volumes de Quadrinhos A2 nessa iniciativa: seria injusto; Fazer quadrinhos auto-biográficos é uma arte que muitos tentam fazer de forma divertida, mas poucos conseguem como o Paulo Crumbim e a Cristina Eiko. Então, na cara dura, crio a minha própria série contando as minhas próprias histórias. Algumas sérias, de lição de moral, outras idiotas, mostrando que também sou gente e fiz (e faço) muita coisa imbecil na vida. Também é uma espécie de spin-off do Aventuras de Eu Mesmo, antiga série do Esboçais, então é um pequeno consolo (sem trocadilhos) para os que sentirão falta desta.
Tinta Fresca: Já escrevi um pouco sobre esta série no post de abertura da série, acho que vale a pena ler lá! O link é esse aqui.
Ufa! Leu tudo? Parabéns, você será obrigado então a assinar todos os meus feeds, me seguir no Twitter e no Facebook e ver porque eu fiz tanto barulho e demorei tanto pra começar esse projeto.
Ah! Todas as novidades serão publicadas aqui, e as páginas lá, então os feeds ficarão o mais limpos possível. Acompanhem este blog para lerem críticas, recomendações, notícias, eventos que irei, meus vídeos etc. Terá menos atualização que os quadrinhos, mas vocês devem ter percebido: eu escrevo pra cacete.
Chega disso. Acessem os links e boa leitura!
Por mais que eu entenda os motivos, é uma pena que você tenha que dar um fim ao blog, mesmo que vá continuar com seu trabalho em outro site. Imagino que não deve ter sido uma decisão fácil e te desejo sucesso e sorte nessa nova fase. Abraço!
Valeu, César!
Sim, não foi nem 1 milímetro fácil. Largar um projeto tão longo que tanta gente acompanhava havia anos é geralmente um tiro no pé, mas acho que aguento caminhar mancando.
Abraços!
Boa sorte nessa nova empreitada, Digo! Apesar de gostar muito das séries antigas, sempre é bom renovar e seguir em frente 🙂
Valeu, Gui! Renovar é essencial, sempre.
Boa sorte nessa nova fase Digo! Venho acompanhando seu trabalho há algum tempo, mesmo não comentando nada, mas é realmente uma pena as histórias terminarem assim. Entendo os motivos e desejo que mais esse projeto lhe dê alegrias e satifação!
Fala, Bruno! É sempre bom ver alguém saindo das sombras da internet para dar um oi a quem produz conteúdo, hehe!
Obrigado por acompanhar o meu trabalho, espero que goste também dessa nova fase.
Abraço!
Caramba, me acidento de moto… e fico só uns meses sem entrar no esboçais e tenho uma surpresa dessa!
Fico feliz pelo novo projeto, apesar de triste por saber que o Le Fan não vai mais aparecer (vai saber no que ele deve estar trabalhando para se sustentar agora).
Não é mais Esboçais mas entrarei todos os dias. =D
Abraço.