Ufa! Foi!
Para quem não estava me acompanhando no finalzinho de 2014 nas redes sociais, eu tive a ideia “genial” de desfazer tudo que eu tinha pensado em fazer em 2013. E para quem não estava me acompanhando no finalzinho de 2013, eu ainda estava com meu antigo site, chamado Esboçais, na época prestes a completar 4 anos, mas não muito contente com meu trabalho. Alguns personagens não me inspiravam mais como antes, então toquei o f* e resolvi abandonar TUDO e começar do zero um site novo. Só reaproveitei meu Twitter.
Passado pouco mais de um ano, eu quis voltar atrás. Primeiro porque quando fiz essa opção eu criei 3 sites diferentes, uma homepage, um site para quadrinhos e outro para escrever, postar vídeos, etc, fora o Esboçais, que mantive no mesmo servidor. O que aconteceu? Meu servidor Linux baratão que eu gerencio (çô ráquer mano) começou a reclamar da carga de rodar 3 bancos de dados. Pesando isso e que eu queria reformar o DigoFreitas.com para ser um portal único de quadrinhos e notícias, assim como são outras webcomics famosas, eu decidi fazer o caminho de volta. No dia 28 de Dezembro de 2014 eu peguei o Blog do Digo em uma mão, o Esboçais na outra e enfiei goela abaixo no Diário de Ideias Gráficas (quase) Originais. (Se você não quiser ler me desabafo sofrido com termos técnicos e dicas para quem for fazer o mesmo que eu um dia, pule para o parágrafo final.)
Enfiei não, vai. Tentei. Por dias. Por quase UMA SEMANA! Foi terrível, acho que levarei esse trauma pelo resto da vida. Importar o Blog foi bem tranquilo até, como imaginei, poucos posts, pouca mídia, alguns detalhes, mas nada crítico. Mas o Esboçais eu sabia que ia dar treta, então já pesquisei bastante (ou o que eu achava que era bastante) antes de pôr a mão na massa. Fiz testes usando um servidor local por 3 ou 4 dias até perceber que desse jeito não ia rolar mesmo, porque o Esboçais é gigantesco (600 e tantos posts, CHEIOS de imagens), então o que me restou foi criar backups práticos do banco de dados e dos arquivos dos sites, para voltar sempre que desse merda, e começar a esculhambação.
Como eu uso o plugin Comic Easel para o Diário, eu teria que de alguma forma converter os posts padrão do WordPress do Esboçais para o tipo “comic” deste plugin. Tinha um plugin para isso, o magnífico Post Type Converter. Mas antes precisava criar os capítulos do Comic Easel para relacionar com os posts antes de importar, então instalei-o e reproduzi as antigas categorias como capítulos renomeando-os para ficarem separados dos capítulos do Diário. Também precisava de uma forma de criar thumbnails para todos os posts do site, usando a primeira imagem de cada post automaticamente, e também tinha um plugin para isso, o glorioso Auto Post Thumbnail. Tendo isso em mãos, era só fazer a conversão e importar, certo? Errado, o WordPress Importer, ferramenta oficial para importação de sites WordPress dentro de outro não funciona 100%. Tirando a parte que você precisa se virar para alterar o tamanho máximo de arquivos que podem ser carregados via upload, que no máximo padrão é de 2MB, você ainda tem que adivinhar que a melhor forma de fazer o upload do XML de outro site WordPress é com ele compactado em .GZ. Eu até tentei particionar o XML, utilizar o WP Advanced Importer (que é outro excelente plugin, mas dá alguns erros inconvenientes), mas no geral o melhor é tentar ir com o padrão de alguma forma e rezar para dar certo.
E depois de horas e horas e dias e dias ralando, achei um formato de importação ideal e consegui fazer o que eu queria. Depois foi só tratar os posts para que não tivessem mais uma imagem no conteúdo e sim apenas na thumbnail utilizando o Search Regex, corrigi todos os links que apontavam para o Esboçais nos posts para o site novo e criei regras de redirecionamento (ainda em versão beta) usando meu servidor Apache para que nenhum link do site antigo caísse em 404, ou pelo menos os mais importantes.
Enfim, depois desse sufoco todo, está aí, o Esboçais em sua forma clássica foi tirada do ar e agora somos todos uma família feliz aqui no Diário. Sejam todos muito bem-vindos, 2015 promete muito e já deu o primeiro fruto! Boa sorte a todos e que vocês não precisem fazer nenhuma importação como essa, mas se quiserem, que não dê tanto problema!
Chegou a pensar num outro tema, ou abandonou?
Estou trabalhando junto a um webdesigner para lançar o quanto antes =D
Garanto que vai ficar o site mais bonitão das galáxias das webcomics brasileiras
To ansioso pra ver. Demorou pra termos uma elevação no nível dos temas pra webcomics.
Tenho certeza que o @profeticos vai gostar do novo site 🙂