Mamu & Le Fan #78 – Memes
Não sou eu quem está falando, é o Le Fan!
Mamu: Lele, o que são esses tais "memes" que o pessoal tanto fala na internet?
Le fan: Você quer saber o que é ou o que eu acho?
Mamu: Primeiro o que é.
Le fan: É um fenômeno cultural de humor centralizado em ícones reconhecidos pela grande massa.
Mamu: E o oque você acha disso?
Le fan: Uma porcaria.
As tirinhas e demais histórias em quadrinhos publicadas neste site foram criadas por Digo Freitas e estão disponíveis para licenciamento. Esse acordo comercial pode ser feito com editoras, jornais, produtoras, agências, sites, escolas, universidades e outras organizações. Caso tenha interesse em licenciar algum destes trabalhos, favor entrar em contato através do formulário próprio. Assim que o e-mail for recebido, o autor retornará o contato para prosseguir com a licença. Mais informações sobre licenciamento comercial e uso não-comercial das imagens, acesse a página que contém mais detalhes.
hmmm… Memes, originalmente não são exatamente isto… Em breve provavelmente serão, por uma questão de como uma língua evoluí onde um termo abrangente e neutro acaba recebendo o significado de seu uso mais corrente, ou vulgar, e por isso levanta opiniões contrárias.
Memes foi uma ideia proposta por Richard Dawkins em seu livro “O gene egoísta” (acho q é isso… mas whatever…) Nele ele defende que idéias ou pensamentos imateriais se comportam de maneira semelhante à genes. Portanto os memes aos quais vocês se refere, são memes sim. Mas a própria idéia de memes é um meme! Se reproduzindo e sofrendo mutações pelas cabeças das pessoas! Uma música é um meme, uma religião, ou mais apropriadamente um trecho de uma religião o é. E nesta metáfora religiosa, cada característica seria um meme, e como um gene, eles se intercambiam com outros gerando novos “DNAs” religiosos a partir de trechos dos outros!
Acontece que existem memes mais fortes que os outros… como as músicas do michel teló, ou o trollface, que se reproduzem facilmente por sua simplicidade e compatibilidade com grande números de situações e “mentes” hospedeiras. Assim como um vírus chato como herpes bucal… q a maioria das pessoas tem… Se vc conhece uma idéia, vc pode até resistir pra infecção não aparecer e contagiar outros, mas ela já está em vc… Usando camisinha, eles ficam sobre controle… rs
E é claro que isso não se restringe à idéias vulgares como os rage faces! ideias sofisticadas também se comportam como DNAs em busca de reprodução e auto-preservação! Por exemplo, as muitíssimo complexas “cadeias de DNA” alegorias de Platão como o mito da caverna sobreviveram milhares de anos restrita à filósofos até poder ser re-combinada com elementos de cultura pop num formato conhecido como o filme “MATRIX” e “inseminadas” na mente de milhares de pessoas, estes Genes em mentes pouco férteis ficam inativos esperando… mas em muitas mentes ele se reproduz e se desenvolve! Se recombinando com outras idéias e crescendo como organismos vivos!
(e exatamente o que eles estão fazendo neste momento: me usando como hospedeiro para espalhar os genes mentais da próprio meme dos memes!)
aGUARDO ANCIOSO O DIA EM QUE OS MEMES DEIXAREM DE SER MODA E CAIREM NO ESQUECIMENTO!
GRANDES BLOG COMO O NENTENDO CAIRAM! e MILHOES DE BLOGS MEMES SEM CRIATIVIDADE NENHUMA!
ESTA FICANDO DIFICIL ENCONTRAR BLOGS QUE NÃO TENHA EM SEUS BANNERS OU TEMPLETAS, GENTE SEM CRIATIVIDADE!
EU POSTAVA DIARIAMENTE TIRAS MEMES, ESTOU ABOLINDO!