Se você é um quadrinista iniciante e quer saber como fazer uma HQ, deve ter percebido que fazer um quadrinho não é tão fácil quanto parece quando não se tem algumas instruções básicas.
Às vezes até quando se tem essas instruções, continua difícil, pois você começa a criar para si metas maiores e mais complicadas.
Neste artigo, vou ajudar o artista que está querendo entrar neste mundo, mas não sabem por qual porta.
Assim, com estas 25 dicas você terá muito mais chances de fechar sua primeira história longa, só precisando basicamente de paciência e persistência.
Tópicos:
Como fazer uma HQ?
Neste artigo sobre como fazer uma HQ, escolhi falar principalmente sobre o evento 24 Horas de Quadrinhos.
Acredito que participar desse evento duas vezes foram experiências interessantíssimas que gosto muito de revisitar de tempos em tempos.
Principalmente para falar sobre regularidade e perseverança.
Então pegue um bloquinho de papel para anotar algumas coisas que falarei aqui e vamos começar!
24 Hour Comics Day ou 24 Horas de Quadrinhos
Para quem não conhece, o 24 Hour Comics Day é um evento mundial.
Ele é coordenado há mais de 20 anos pelo Scott McCloud, um dos grandes teóricos de quadrinhos de todos os tempos ao lado do mestre Will Eisner, e que é autor de uma série de livros que inclui um ótimo livro para quadrinistas profissionais e aspirantes chamado “Desenhando Quadrinhos”.
O evento propõe um desafio no qual a premissa básica é que cada participante deve desenvolver uma história em quadrinhos completa de 24 páginas em 24 horas.
Não existe nenhuma regra do evento de como fazer uma HQ, apenas de que precisam ser 24 páginas e feitas em 24 horas.
A primeira vez que fiquei sabendo do evento foi quando um grupo de brasileiros se organizou para compartilhar esta experiência em conjunto pela internet em Janeiro de 2014.
Além de um grupo voltado para isso, teria um Tumblr que reuniria todo os trabalhos, o que seria muito divertido de ler depois.
Este desafio seria realmente uma espécie de transposição de limites já que eu tinha finalizado minha primeira HQ feita a nanquim 3 meses atrás e ela tinha só 16 páginas sem diálogo.
Participei por conta própria uma segunda vez no mesmo ano, só que já conhecendo um pouco mais do evento e desenhando mais próximo da data oficial, que ocorre sempre em Outubro.
Uma data complicada, na verdade, porque o InkTober também rola em Outubro, então meio que fica um mês corrido para quem gosta dos dois desafios. Mas como daquela vez escolhi o 24 Horas, deixei o InkTober de lado.
Aliás, pela ideia desse artigo ser falar sobre regularidade e perseverança, o InkTober é uma opção bem mais tranquila para quem não consegue um dia inteiro livre, mas falarei sobre isso mais adiante.
Etapas de Como Fazer uma HQ
Na primeira vez que participei, queria fazer algo que envolvesse videogame, então bolei uma história de um garoto que entrava dentro de um RPG de Super Nintendo.
Acabei organizando um método que utilizo para HQs improvisadas até hoje já que queria uma premissa curta e desenvolver a história a partir dela .
Este método evoluiu um pouco desde a última vez que expliquei ele, mas a premissa de como fazer uma HQ ainda é a mesma:
- Frase resumida;
- Desenrolar;
- Thumbnails;
- Desenhar!
Vamos detalhar melhor cada etapa a seguir.
1) Frase resumida
Nesta parte, você escreve uma frase que resuma sobre o que é a história. Não necessariamente esta frase precisa contar início, meio e fim.
Na verdade ela só precisa ser um guia geral, uma linha a seguir.
Assim, na primeira vez que participei e fiz uma história sobre videogame, escrevi algo como “Um garoto entra dentro de um jogo digital de RPG”, que na verdade é a premissa e não o enredo.
Porém uma boa dica é tentar encaixar sua frase no formato “Alguém quer alguma coisa, mas algo o impede”.
2) Desenrolar
Em seguida você vai transformar a frase principal é distribuída em 24 momentos principais.
Desta forma você terá um pré-roteiro, com cada página tendo sua própria frase descritiva como guia.
Há quem use essa etapa já para partir para os desenhos, mas eu acho que as páginas ficam simples demais quando tento fazer só assim.
Outra possibilidade é utilizar cartões ou post-its para separar cada nova frase que se tornará uma página. Pessoalmente, é a forma que prefiro hoje.
Tendo concluído este passo, é possível ver o ritmo da história, que é a uma das partes mais importantes quando se está escrevendo algo, seja curto ou longo.
Se estiver difícil bolar algo mais original, vá direto ao arroz e feijão, que é a jornada do herói em 12 estágios.
Eu não vou ficar falando disso agora porque vai acabar tomando tempo demais, então se quiser aprender mais sobre roteiro e o monomito, anote aí e dê uma lida depois.
Para bolar a história você pode também utilizar um aplicativo de celular como o Story Dice, que vai sempre ter sugestões aleatórias malucas e que podem funcionar muito bem para o desafio.
Além disso, é uma ótima forma de trabalhar com a quebra de expectativa do leitor.
Mas nunca se esqueça de ter o final da história em mãos!
3) Thumbnails
Na próxima etapa você vai pensar no layout de todas as páginas, um esquema em versão simplificada.
Você pode fazer isso no tamanho que preferir, desde fazer apenas 4 esquemas por verso de folha como até todos os 24 esquemas na mesma página.
Isto vai depender do gosto de cada um, de quanto detalhe quer ver e também de quanto detalhe consegue colocar em um desenho pequeno.
Abaixo um exemplo de thumbnail ou layout de página dupla.
4) Desenhar!
Por fim, é aqui que toda sua energia (restante) deve ser focada e utilizada. Baseando-se nos thumbnails que você pensou e rascunhou, agora irá fazer as páginas em sua versão final.
Algumas dicas legais para esta etapa são:
- Fazer as sangras em lápis, que são as margens de segurança do desenho das páginas, de uma forma automatizada e regular.
- Rascunhar tudo antes de arte-finalizar, a não ser que você seja o maluco do Boulet e faça tudo direto na tinta;
- Desenhar as páginas em uma ordem aleatória, para que saiba o quanto ainda falta, porém se interesse em continuar para preencher as lacunas que surgiram.
Você pode estar pensando: “Mas, Digo, eu não desenho com tinta, eu faço tudo no digital!”. Nesse caso eu recomendo que você saia do computador um pouco e tenha essa experiência.
Pegue lápis, borracha, umas 30 folhas de papel e escolha alguma ferramenta para arte-final, que pode ser pincel, bico de pena ou caneta de nanquim descartável.
Pessoalmente eu prefiro o pincel, por dar mais liberdade na variação do traço e na expressividade, mas qualquer outra opção também é ótima.
Acredito que já perceberam que o meu método de como fazer uma HQ é bastante focado no planejamento, certo?
Pois bem, é uma opção minha. Você pode muito bem só deixar a imaginação tocar o processo conforme produz, mas neste caso você aumenta bastante as chances de não conseguir terminar e além disso muitas das minhas dicas perderão valor.
Por quê?
Bom, você está me lendo há um tempão e ainda não expliquei porque eu digo que isso é um exercício de regularidade e perseverança e porque isso é bom, então me acompanhe.
A falta de foco é um problema sério para todos atualmente, não só os artistas.
Existe muita coisa pedindo nossa atenção: filmes, séries, redes sociais, mensagens pessoais, internet em geral, amigos, conjugues e tudo mais. Somos a geração mais bombardeada de informação.
Teve até um CEO da Google que disse em 2010 que nós produzimos a mesma quantidade de informação criada por humanos até 2003 em apenas duas horas, e eu não duvido que esse tempo tenha diminuído absurdamente nesses últimos anos, já que pulamos de 30 exabytes produzidos até 2011 para 300 exabytes em 2015.
Resumindo, estamos lidando com novidades o tempo todo e o nosso cérebro está viciado nisso.
É aí que entra o desafio de ficar 24 horas totalmente focado no mesmo objetivo. Afinal, se você quer mesmo saber como fazer uma HQ, é preciso pelo menos ter foco.
Conheça a si mesmo
Claro, eu não vou dizer que é proibido dar uma escapada e olhar como anda a vida na internet, mas lembre-se de que desistir não é uma opção e que você só tem as horas que tem.
Não se prometa prolongar o tempo para conseguir fazer tudo se o trabalho não está rendendo ou continuar outro dia, ao fazer isso você estará se enganando e o exercício vai pela via contrária. Siga conforme o combinado.
Ao perseguir um objetivo desses você, além de testar seus limites, aumenta-os e entende mais sobre si e o seu trabalho. Você pode aprender coisas como o quanto…:
- consegue ficar focado depois de muitas horas e como isso afeta seu rendimento;
- aguenta desenhar sem parar até a total exaustão;
- demora até se cansar de desenhar a mesma história ou o mesmo personagem;
- é capaz de trabalhar por um dia para recuperar o tempo perdido se estivesse atrasado em um longo cronograma;
E a pergunta que eu mais gosto, apesar de cruel:
- O quanto desenhar quadrinhos para você é um trabalho de verdade ou apenas um hobby.
Atenção!
Não tem problema nenhum em fazer histórias em quadrinhos por hobby, a grande maioria de artistas é assim e muitos deles não tem nenhuma grande pretensão além de aproveitar seu próprio talento em prol de satisfação pessoal. Cada artista sabe como prefere fazer uma HQ.
Mas se você quer ser um profissional de verdade, é bom que saiba trabalhar sob pressão e que consiga cumprir prazos.
Está entendendo onde estamos chegando aqui? Este evento pode não ser só uma brincadeira se você quiser, pode ser desde um desafio pessoal até um teste vocacional!
Se não for capaz de perseguir o objetivo por um dia inteiro, seja por trabalho, família ou qualquer outro compromisso, a opção é fazer, assim como o InkTober é um “31 dias de ilustrações”, um 24 Dias de Quadrinhos, onde você deve desenhar uma página por dia, e isso já deve ser um bom avanço. Acaba sendo bem parecido esse metódo de como fazer uma HQ.
Veja como foi a minha primeira vez neste desafio de como fazer uma HQ!
E finalmente, as minhas dicas de como fazer uma HQ
Acredito que neste ponto do artigo sobre como fazer uma HQ ou você está muito motivado a participar ou já está de saco cheio de eu falar o quanto é legal experimentar participar deste evento.
Se você é do primeiro grupo, assim como eu, você pode querer algumas dicas sobre como participar, não é? Eu tenho várias que compilei, minhas e também de outros artistas, e apresento para vocês as 25 dicas, preste atenção:
- Organize seu ambiente para que ele fique confortável para o seu corpo, principalmente pulso, cotovelos e ombros. Cuidado também com o pescoço e as costas. Use munhequeira se possuir. Atenção com mesa e cadeira adequados;
- Prepare com antecedência os alimentos que irá consumir durante o processo. Sanduíches leves e saudáveis são uma boa pedida. Evite salgadinhos e doces;
- Separe uma playlist com as músicas ou uma rádio que vai ouvir para criar o clima que precisa para trabalhar por longas horas;
- Deixe todos os materiais ao alcance das mãos. Utilize apenas um tipo de lápis, um tipo de caneta, etc;
- Utilize lápis azul de rascunho se quiser evitar uma montanha de restos de borracha depois que terminar;
- Desenhe em papéis A4 ou menores, se possível já demarcados com as margens em azul claro. É possível fazer isso com uma impressora;
- Trabalhe com materiais baratos;
- Decida o gênero que vai trabalhar com antecedência;
- Durma bem no dia anterior;
- Comece no sábado o quão cedo quanto puder. Sugiro entre 8 e 9 horas da manhã. Evite começar logo após o almoço, pois é um horário do corpo estar com preguiça e quando estiver perto do fim das 24 horas será um horário do corpo estar com fome;
- Beba bastante água;
- Confira sempre se não é outra coisa pela qual seu organismo pede ao invés de ir direto no café;
- Faça pausas regulares. Exercite as mãos pelo menos a cada uma hora e dê uma pausa a elas de cinco minutos. Tome um pouco de sol;
- Tome um banho e troque de roupa quando for meia-noite;
- Foque no compromisso com a simplicidade e com a finalização. Não há tempo para perfeição;
- Crie designs simples para cenários e personagens, porque você terá de desenhá-los várias e várias e várias vezes. Evite complicar as coisas demais;
- Mantenha o número de personagens no mínimo, mas mantenha-os distintos entre si pelas silhuetas;
- Utilize um estilo de desenho que você consiga reproduzir facilmente e que consiga contar a sua história. Treine-o antes do dia do evento;
- Utilize poucos painéis ou quadros por página;
- Faça uma página dupla (splash page) para quebrar a monotonia;
- Passe tinta preta em painéis que estão lhe deixando em pânico e tomando tempo demais. Siga sempre em frente;
- Numere devidamente as páginas;
- Fique atento com o tempo. No cálculo parece que você terá 1 hora para cada página, mas isso não é verdade. Tente desenhar por pelo menos 30 minutos de cada hora que possui;
- Faça toda a parte criativa antes e deixe o trabalho braçal para o final, pois seu cérebro vai entrar no modo automático após a meia-noite;
- Balanceie diversão e trabalho;
Conclusão
E é isso. Ah, esqueci de falar que existem locais que organizam esses eventos fora do Brasil e também por aqui, para quem quiser fazer o desafio ao lado de outros colegas quadrinistas.
Se não tem algum lugar destes perto da sua casa, você pode se reunir com alguém ou mesmo entrar em contato com alguma loja de quadrinhos que queira hospedar o evento em troca de visitas, consumo e divulgação.
Outra possibilidade é encontrar algum grupo que esteja se organizando para participar em conjunto online.
Agora que você sabe como fazer uma HQ, é hora de botar a mão na massa e ir desenhar!
Aprendeu a como fazer uma HQ agora?
Quer receber mais no seu e-mail? Assine a minha newsletter!
Muito obrigado por lerem este artigo, espero que realmente corram atrás de fazer o desafio, nem que for em uma data fora da oficial, e que possam depois avaliar a experiência.
Se quiser discutir o tema, comente abaixo! Adorarei responder e conversar sobre.
Até mais.
Valeu!
Excelente artigo, foi realmente muito útil pra mim. Muito obrigado!
Que bom, Raphael, a ideia é ajudar mesmo.
Espero que consiga fazer seu projeto!
Abraço!
Obrigado
Valeu pelas dicas bro! °•°)
Nossa, agora eu quero participar, mas não quero passar a noite em claro
Dá pra dormir, mas não muito!
Acertei esse artigo por acaso…estou justamente ” lutando” pra fazer 12 páginas…vou seguir suas dicas,obrigado por dividir seus conhecimentos.
Olá, Joaquim! O ideal é sempre começar com uma página e depois ir contando histórias maiores. Começar logo com mais de 10 já é um grande desafio. Mas seguindo as dicas, acho que ajuda. Boa sorte!
eu tenho 12 anos, e as vezes eu demoro 1 dia para fazer uma página, pois eu só penso “Ai, o que eu vou fazer no final?”, sem pensar no começo e no meio, e fico uns 5 minutos em qual vai ser o assunto da página! Muito útil artigo, de 0 a 10 eu vou dar 11, valeu, Digo!!
Fala, João! Que legal que te ajudou! Os quadrinhos são um eterno aprendizado. Quanto mais fizer, melhor ficará.
Não esquece de ligar as notificações do site pra receber as tirinhas e me seguir no twitter e instagram.
Abração!
Olá,você pode fazer uma parte só sobre capas de livros?
Obrigado pelo comentário, Ju!
Capas de livros não são a minha especialidade… Mas se quiser trocar mais ideia sobre isso, me mande um e-mail: https://digofreitas.com/contato