Muita gente disse aqui no Esboçais que eu falei demais no primeiro Tira da Gaveta e que deveria pontuar as 10 Dicas para Webcomics de forma mais espaçada, usando uma ou duas por vídeo, criando um Top 10 Dicas. Mas como eu não sou muito de me repetir nas coisas, não quero repetir tudo em gravação. Vou responder só os comentários e sugestões deste primeiro no próximo vídeo antes de mudar de assunto e aproveito aqui para documentar mais ou menos o que eu falei no episódio piloto sobre tirinhas na internet.
Eu não tenho a intenção de criar um “Guia Definitivo”, muito pelo contrário. Ia até brincar com o título “10 Regras Para Webcomics Que Você Pode Seguir Se Quiser”, mas optei por deixar realmente explícito que são algumas dicas dentre milhares de coisas que fui aprendendo com o tempo aqui no site e fora dele. O mundo vai acabar antes de eu ver um desses guias que mostre realmente tudo sobre determinado assunto e não apenas uma visão de uma ou várias pessoas envolvidas no texto. Portanto, gostaria que vocês colaborassem com as visões de vocês nas dicas que eu selecionei para integrarem as minhas próprias dicas. Tem mais algumas mais específicas que eu ainda tenho para compartilhar, mas fica para outros vídeos e outros posts.
—
10 Dicas para Webcomics
(Ou pelo menos as dicas que eu consegui juntar nesses meus 3 anos fazendo tiras na internet.)
1 – Saiba por que você quer fazer uma webcomic
Não adianta só querer e pronto. Tem que haver um motivo: Por que colocar seus quadrinhos na internet?
- Você quer só mostrar para as pessoas o seu trabalho?
- Ou quer que as outras pessoas o elogiem?
- Quer que as outras pessoas o acompanhem?
- Ou quer que elas também espalhem sua arte por aí?
- Talvez até no futuro, ganhar dinheiro com seu trabalho?
Sempre tenha um objetivo antes de começar um projeto, e para as webcomics não é diferente. Se não tem um ainda, encontre! Um objetivo ajuda a se guiar quando os corrimãos da vida desaparecem. Tendo um, é só focar nele e tocar a andar. Mas também não fique muito tempo pensando onde vai pisar primeiro. Tenha uma noção de como fazer e saiba que durante o caminho tanto as formas de realizar como os caminhos podem mudar. E vão mudar.
2 – Tenha certeza disso
Até na situação mais simples, onde já se tem tudo pronto e só se quer colocar na internet de graça, parece que vai ser tudo sem custo, mas não vai. Você vai ter o trabalho de criar um blog gratuito e subir cada uma das páginas, e como “tempo é dinheiro”, meu amigo, isso é prejuízo. Mas tenha sempre em mente que é também um investimento que é de suma importância para alcançar seu objetivo. Tempo é sua principal moeda de investimento aqui, saiba bem onde investi-lo.
Muitas vezes a sua vontade e interesse em produzir o conteúdo vão diminuir. Às vezes porque sua arte não está legal, às vezes porque ninguém acessa ou comenta, ou até porque só dá prejuízo. Nesse caso, como em um jogo de tabuleito, faça isso: Volte duas casas. Na Dica 1 você vai encontrar o seu caminho.
3 – Escolha um bom nome
Não tem nada mais chato que ver o site começar a crescer e descobrir que você deu um nome ruim a ele. Garanto que o arrependimento é grande! Tanto pode ser um nome sem graça, clichê, ofensivo ou que fique com URL difícil de lembrar, leve sempre em questão que o nome é a bandeira que seu trabalho irá carregar pra onde quer que for. Inclusive, pense no que for mais intuitivo para a pessoa quando ela for tentar acessar seu endereço. Muitas vezes o que você criou não é nada intuitivo.
Nomes inventados podem ser difíceis de decorar, mas podem também grudar na cabeça. O uso de nomes com duas palavras geralmente funciona, mas tente não ser óbvio demais. O óbvio é tedioso.
4 – Monte um site agradável
A primeira coisa que as pessoas querem ver quando entram no seu site é… Advinha? Sua webcomic! Não a esconda, deixe-a mais visível possível e coloque as coisas acessíveis aos leitores. Algumas perguntas que você deve se fazer e verificar se são fáceis de responder só olhando rapidamente o site:
- Onde comentar?
- Onde mudar de postagem?
- Quais são as redes sociais do site?
- Como ver todas as tiras desta categoria?
Mesmo se não souber mexer com HTML e essas coisas, aprenda, porque uma hora ou outra você vai precisar. E evite usar muitas cores no modelo, porque se a sua webcomic já é colorida, a guerra cromática irá irritar a visão dos visitantes.
5 – Não queime a largada
Calma! Não divulgue seu site ainda! Já fez algum post? Mais de um? Ninguém quer ver seu blog que tem uma imagem, as pessoas querem ver seu trabalho! Se me perguntar, eu recomendaria pelo menos 5 postagens diárias para começar, mostrando que está atualizando. Isso incentivará a pessoa a “favoritar” seu site e visitar mais vezes. Eu sei que dá ansiedade, mas segurar um pouco vai ajudar seu site a crescer mais rápido.
6 – Valorize seu trabalho
Quando eu vejo alguém que não divulgar seu trabalho com orgulho eu fico muito preocupado. Se você não tem orgulho do que faz, você tem duas opções:
- Descubra porque seu trabalho não o agrada e resolva o problema; Ou…
- Exclua seu site!
Sempre que for fazer alguma divulgação, divulgue com alegria, empolgação, mostre que é o melhor que você faz. Seu trabalho pode até não ser tão bom assim, mas ao mostrar que gosta dele, você convida mais pessoas a fazerem o mesmo. O contrário da frase anterior também é verdade, por isso tome muito cuidado.
Faça sempre boa propaganda da sua webcomics, afinal, se você não fizer, ninguém vai fazer por você.
7 – Seja responsável
Se tem uma coisa triste é webcomic que começa diária, vira semanal, mensal, bimestral e de repente some. Se você quer conquistar seu público, deixe ele ciente qual será o seu ritmo de atualizações. Mesmo que for mensal, faça de forma que as pessoas fiquem ansiosas pelo próximo post. Não adianta seguir as regras anteriores, mas esquecer dessa e esperar que as pessoas continuem acompanhando seu trabalho. Perda de público já é uma coisa normal, para os irresponsáveis então, é quase impossível mantê-los.
Lembre-se: Quantas vezes você acessa um site até descobrir que ele parou de ser atualizado e desiste de visitá-lo?
8 – Seja legal
Trate as pessoas bem sempre, não importa o quanto você se ache melhor ou importante. Um público fiel é um público que se identifica com seu trabalho e suas opiniões. Se for para abordar algum tema mais pesado ou problemático, lembre-se de que o seu público pode se dividir em opiniões, causando inclusive perdas. Ser legal também atrai amizades de outros autores e artistas.
9 – Seja curioso
Não se acomode! Conheça coisas novas. Desenhistas novos, quadrinhos, livros, séries, filmes, músicas, jogos, etc. Tudo que for novo. E tudo que for velho também! Seu cérebro capacidade máxima de armazenamento como um computador, mesmo que você não se lembre de tudo, o que for bom desse novo material vai se embrenhar e assentar na memória, não se preocupe. Ser curioso não tem limite! Eu sei que a internet tem infinitas coisas para conhecer, mas sempre prefira coisas longe do computador.
10 – Desenhe
Não adianta querer aprender a desenhar melhor se não desenhar bastante. Se tem um segredo para desenhar melhor? Desenhar mais! Um bloquinho para rabiscar e um lápis ou caneta no bolso sempre, para anotar aquelas ideias geniais ou rabiscar uma pessoa, um cenário. Mesmo que você não queira desenhar de forma realista, quanto mais desenhar, mais rápido ficará para fazer as coisas simples. Desenhando mais rápido, você economiza tempo. E lembra do que eu falei sobre o tempo?
—
Vou ficando por aqui nessas dicas, acho que já fui claro o suficiente nas minhas opiniões. Agora falta a opinião de vocês!
Apesar de eu ainda não acompanhar a tua webcomic, este motiva demais.
Vamos ver se num futuro eu consigo começar a minha própria webcomic.
*este texto
Que bom que gostou! Você poderia se identificar pra gente manter contato.
Volte sempre!
Gostei muito de suas dicas… Um dia ainda me aventuro na arte da Web Comics… Abraços!
Mas como você passa as imagens para o pc?
Os quesitos indicados eu já peguei, mas eu quero um jeito melhor que tirar foto para eu publicar meu trabalho.
Érico, você precisa de um scanner! Compra um aí parcelado, vale a pena. Foto fica uma porcaria.
Ah, e se não tem ainda, uma tablet. Tá uns 200 reais por aí uma Wacom BBB (boa, bonita e barata)
tai legal to na fase entao de conhecer outros artistas vc é o primeiro que falo.tenho uma webcomic tambem de quadrinho americano captain guy e mais personagens mas deixo claro o tempo todo que é preciso muito tempo pra ter tanto titulo em dia e que eu queria mais é lancar o personagem .o dificil é a divulgação como vc faz eu divulgo em rede social mas ainda é pouco pra poder se manter viver de webcomic e ter mais tempo pra dedicar ao trabalho como vc faz?? agente podia fazer ate uma parceria junto um escreve outro desenha e publicar uma coisa assim e publicar em nossos sites com link para o site dos mesmos abrcos tchau
Eu já havia lido este post e tava me lembrando dele e hoje consegui encontra-lo novamente.
Eu desenho quadrinhos a alguns anos, agora comecei a postar na Internet.
Valeu pelo post. Será de grande ajuda.
Que bom que foi de alguma ajuda, Alezy! Boa sorte!
E volte sempre por aqui =D